A Praia

Paredes de Vitória localiza-se na desembocadura do vale da ribeira de Paredes (Lat: 39° 42' 3.506" N, Lon: 9° 2' 54.272" W), freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça. As curtas distâncias às principais localidades da região (Pataias 7km, Nazaré 13km, Marinha Grande 16km, Alcobaça 24km, Batalha 24km, Leiria 25 km, Porto de Mós 25 km) fazem desta praia um dos principais destinos de veraneio. A influência mediterrânica do clima faz-se sentir predominantemente no Verão, estando associada a temperaturas e insolação elevadas a uma quase total ausência de precipitação.

A praia de Paredes, orientada genericamente Norte-Sul e Nordeste-Sudeste, tem uma extensão de aproximadamente 2500 metros, variando bastante a sua largura com as marés e também ao longo do ano. A sua areia branca tem origem na deposição eólica e nas grandes movimentações do mar, que procede a um assoreamento constante entre os meses de Maio a Setembro e a intensos processos erosivos de desgaste, nos meses de Novembro a Abril.

É cortada pela ribeira de Paredes, que ao longo do ano, serpenteia pela praia, empurrada pelo vento, mas encontrando sempre o caminho para o mar. Durante o Verão, o mar aberto é agitado quando se faz sentir a nortada. O paralelismo das ondas face à linha de costa e as características do fundo marinho, proporcionam aos surfistas e bodyborders excelentes spots. É também no vale e no pinhal circundante que subsiste alguma fauna muito típica desta região.

Por favor aguarde...